jusbrasil.com.br
19 de Junho de 2021

Silvio Santos é machista ou exerce o seu direito de liberdade de expressão?

Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
há 4 anos

Silvio Santos, um cidadão brasileiro que já foi endeusado, pela sua capacidade empresarial, agora é hostilizado pelos defensores (eles e elas) do politicamente correto.

Já dissertei sobre o politicamente correto — Politicamente correto: mordaça ou civilidade? —, não se pode dizer que é uma asneira completa, como alguns chancelam assim, e também não se pode dizer que sempre há conotações racistas, machistas. Tudo depende do caso concreto.

AS PÉROLAS DE SILVIO SANTOS

“Mulher não tem o direito de ser feia.”
“Essa que é a Fernanda Lima? Que faz o programa Amor & Sexo? Com ela não tem nem amor nem sexo. Com essas pernas aí? Nada disso. Quem gosta de osso é cachorro."

No vídeo acima, disponível no Canal YouTube, Silvio Santos comenta sobre os corpos. Será que foi machista? Em outro momento, Silvio falou sobre o corpo de Maisa:

" Quando você vai ter um corpão desses "?

Resposta de Maisa:

"Mas, para você ver, nunca! Porque eu prefiro ter um corpão guardado para mim a mostrar para você, com essa idade, ficar vendo. Porque se eu for para a praia e estiver de biquíni, e tirar uma foto com a minha família e quiser postar, não vou ter problema. O problema é pessoas de idade ficarem observando e fazendo comentários inadequados."

SAINDO DO MUNDO DAS IDEIAS

Mídia especializada, apresentadores especializados em beleza. Nos EUA existem programas especializados em tornar uma mulher feia, isto mesmo, em mulher bonita e atraente. Roupas, maquiagens," banho de loja ", restauração de dentes. Reality shows prometendo O Paraíso, no Mundo das Ideias, aos participantes. Alguns:" Minha Casa, Sua Casa "," Esquadrão da Moda "e" Extreme Makeover ". Aliás, os" enlatados "Made in EUA inspiram os brasileiros.

Revista Playboy. Velha conhecida dos amantes dos corpos femininos, os comentários masculinos eram os mais criativos possíveis. Até então, o homem era o ser grosseiro e tarado. Alfred Kinsey, para os religiosos, um capeta. Kinsey demonstrou que, sim, mulheres — e isso na década de 1950, nos EUA — pensam em sexo, têm fantasias, se masturbavam. Algumas tinham fantasias sexuais com seus parceiros, mas pensavam, durante o ato sexual, no galã de TV ou cinema. Um escândalo na época, já que o inconsciente coletivo norte-americana era, em sua maioria, religioso.

Filmes pornôs, não são mais restrito aos homens. Há empresas especializadas em filmes pornôs para as mulheres. Isso comprova, graças à Natureza, que a mulher tem desejo sexual. Há sexólogos (as) relatando, através de estudos e pesquisas, que as mulheres devem conhecer mais os seus corpos. Sites brasileiros ensinam como a mulher deve agir entre quatro paredes: sem medo de ser feliz — ou como dizem as mulheres desinibidas, uma puta na cama. É falar para, por exemplo, o parceiro que gosta de ser manipulada de um jeito etc. Liberdade de expressão, da mulher, no ato sexual.

Quando há programas somente contendo mulheres, e o assunto é sexo, as partícipes falam abertamente dos corpos masculinos, e as partes mais atraentes: coxas, tórax etc.

Se há revistas especializadas em pornografia, ou as ditas" de bom gosto ", o que os modelos fotográficos mostram, com o devidos cachês, generosos, senão os seus" dotes ": nádegas, coxas, seios e...(proibido para menores de 18 anos). E há empresas especializadas em contrato de seguro para partes do corpo. Quanto vale um ser humano? No Mundo das Ideias, quem apreciará, sem sentir tesão, são os gregos a. C. escultores para, com a oportunidade de presenciarem" deuses "e" deusas ", aperfeiçoaram suas esculturas.

Se a mulher quer aumentar os seus seios e as suas nádegas é para se sentir bem com ela mesma. Por quê? Porque existe uma Indústria Cultural dizendo que a mulher, para ser feliz e atraente — para outras mulheres, para os homens, ou para homens e mulheres — deve ter silhueta recomendada pelos sábios. Até a década de 1950, nos EUA, a silhueta de Marilyn Monroe era o ícone da beleza feminina. Homens babavam, literalmente, mulheres, com silhuetas desiguais, sentiam-se excluídas.

No Mundo das Ideias, os seres humanos, todos, são assexuados. Mulher não sente tesão, assim como o homem. No Mundo das Ideias, as mulheres podem dizer que" O cara é gostoso ". As feministas dizem que a mulher tem o direito de ter inciativa: convidar parceiro, ou parceira, para uma noitada. Ou seja, se algum homem receber convite para trocar caríssimas íntimas com uma mulher, caso o homem ache que a mulher é uma" puta ", ele é machista. Agora, se o homem ir ao encontro de uma mulher e chamar para uma" noitada "em algum Motel, ele é machista. Pior," Todos os homens são potencialmente estupradores ", asseveram as feministas — não todas, para a salvação dos homens.

" Os homens são tarados, pois ao olharem uma mulher, logo o corpo cavernoso se enche de sangue ", vociferam mulheres que consideram Todos os homens são potencialmente estupradores. Pois bem, a mulher não tem um órgão genital externo, aos moldes do homem. Ela pode sentir tesão — seios arrebitados e vulva lubrificada — sem que os homens possam identificar. Neste aspecto, os homens são ignorantes. Fico pensando, quanto ao extremo do Politicamente Correto: criar algum aparelho capaz de flagrar mulher, seja em qualquer lugar, tendo tesão por algum homem. Imagine, nos transportes públicos, nas praias, nos cinemas, principalmente quando o galã aparece na tela.

Homens que atacam mulheres para terem sexo. Na cultura civilizada, os homens são naturalmente tarados. Depende da cultura. Estudantes de Antropologia aprendem que a sexualidade depende de fatores culturais. Por exemplo, no Brasil, em alguns povos indígenas, as mulheres — senta na poltrona — agarram os homens para terem sexo com elas. Isso mesmo, a vítima é o homem. Não importa se o homem está pescando, dormindo, tem que ceder a libido feminina. Ainda é cedo falar em estupro feminino, já que, contemporaneamente, tanto o homem como a mulher podem cometer estupro. Será que, com o decorrer das décadas, e mudança na forma de pensar, os homens irão nas delegacias" Doutor, quero fazer queixa-crime contra minha esposa que me estuprou ".

" O problema é pessoas de idade ficarem observando e fazendo comentários inadequados ", responde Maisa. A ocasião pode ser inadequada, pois não é programa sobre sexualidade, ou não há espaço para o tema, como acontece no Altas Horas, na Rede Globo de Televisão. Contudo, se há revistas masculinas com imagens de celebridades nuas, Silvio Santos fica proibido de falar sobre as belas curvas? Seria assédio o comportamento de Silvio? Agressão psicológica de Silvio? Falar que alguma mulher tem corpo feio — é muito relativo, de pessoa para pessoa —, as publicidades que vendem uma silhueta perfeita também não estarão cometendo crime? Para transmitir uma ideia — esse tipo de corpo é feio — não é preciso estar explícito.

Certa vez, uma amiga estava desesperada, perdera alguns quilos. Achei que ela ficaria contente. Minha surpresa:" Perdi massa muscular nos glúteos e nas coxas ". Alguns podem dizer que ela era despudorada. Qualquer frequentador de academia sabe que há preocupação, exagerada, com o corpo. Tanto homens quanto mulheres, quando há liberdade entre ambos, discutem sobre" o melhor "exercício. A libido é alta nas academias. Alguns vão para cuidar da saúde, outros não. A padronização da beleza, tanto masculina quanto feminina, faz com que pessoas procurem" milagres "para conseguirem o" corpo perfeito ". Os paparazzi, odiados pelas celebridades, não perdem tempo em" enquadrar " o melhor ângulo corporal. Se Silvio Santos está sendo inoportuno, os paparazzi e os comentaristas especializados em celebridades também estão sendo inoportunos.

É necessário que a sociedade faça questionamento profundo sobre ser ou não machista, o que é ser Politicamente Correto, os limites da liberdade de expressão na mídia em geral. Lembrando que o ordenamento juridição pátrio criminaliza os assédios moral e sexual, em cada caso concreto. Isto é, não é sempre que há assédio.

Será que Politicamente Correto está defendendo a dignidade humana ou está se tornando uma ditadura sem limites?

22 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Silvio Santos é um grande comunicador e já passou com folga dos 80 anos.

É normal nesses casos a pessoa perder um pouco da medida ao expressar suas opiniões, ainda mais considerando que no tempo em que ele era mais jovem a sociedade era outra.

Hoje existe essa patrulha do "politicamente correto" que seria para coibir abusos, mas acabou virando uma forma de censura velada. continuar lendo

Colocaste muito bem, passou ser uma forma de censura velada. continuar lendo

Não acho que foi machismo, mesmo porque existem várias mulheres que fazem apontamentos quanto a características físicas e faciais de homens ou até mesmo de outras mulheres, hoje me dia é muito mimimi, tudo ou é machismo, ou é feminicidio e por ai vai, dai se criou o feminismo e outras categorias também utilizadas continuar lendo

O SS é vendedor de carnê ! Historicamente, o público dele é feminino, de baixa renda e baixo nível cultural e de instrução. Essas donas de casa que formam seu público cativo são lutadoras, mulheres batalhadoras que vão pro tanque, fogão e aos domingos se divertem com ele na TV. Esse público e essa geração são rudes, diria até mesmo "machistas", mesmo as mulheres. O Bolinha, o Raul Gil, o Chacrinha tb seriam machistas ? E qual a diferença para o Luciano Hulk e sua Tiazinha ? Ou sua Enfermeira ? Ou as abordagens do Faustão junto às suas dançarinas ? O ramo é ruim, vulgar e rude com nossos neurônios e com a saúde da sociedade. Não sou elitista, mas temos qualidade de sobra para oferecer coisa muito melhor e à altura do nosso povo ! Sds, Fabio Saboya continuar lendo

Vixe. Isto é que é ser politicamente incorreto. Socorro. continuar lendo

Elite e elitismo dá uma audiência muito pequena e restrita. Audiência são números, não importa de qual classe social seja, desde que sejam muitos números. Essa é a área do quanti, não do quali. continuar lendo

Desculpe, mas basta ver o programa e perceberá que o seu público está repleto de senhoras e jovens de várias idades e pessoas de alto padrão cultural e econômico. continuar lendo

Não tenho mais o direito de achar que determinada mulher é magra? Feia? Assim como o paladar, padrão de beleza é algo subjetivo. Ele não foi machista. Ele disse que mulher não tem capacidade de apresentar um programa de TV? Disse que a Fernanda Lima não merece receber o salário que recebe?

Ele só disse que o biotipo dela não o agrada...até disso seremos privados agora? continuar lendo

Se não gosta de jiló será taxado de jilófóbico, chegará esse dia.... continuar lendo